Abaixo posto para apreciação dos queridos irmãos parte do esboço de mais um sermão que o Senhor me deu. Espero que o mesmo sirva como auxilio para futuros estudos dos queridos irmãos. Fique a vontade para copiar e modifica-lo conforme sua necessidade!

TEXTO: Gênesis 22.1-14
ASSUNTO: Vontade
TEMA: Cumprindo a vontade do Senhor

INTRODUÇÃO
Devemos conhecer e aprender a cumpri a vontade de Deus:
Ensina-me a cumprir a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana (Salmos 143.10)

Somos discípulos de Cristo quando buscamos cumprir a vontade de Deus:
Porque, qualquer que cumprir a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe (Mateus 12.50)

PROPOSIÇÃO
O seguintes versículos revela-nos os princípios pelos quais podemos cumprir a vontade de Deus:

I. Os versículos 1 e 2 demonstram-nos que Deus, exige de nós OBEDIÊNCIA para cumprirmos sua vontade.1. Devemos prestar obediências às autoridades (Tt 3.1).2. Devemos prestar obediências aos nossos pais (Ef 6.1).3. Os servos dever prestar obediência aos seus senhores (Ef 6.5).4. Devemos prestar obediência a Deus.
- O rei Saul sofreu conseqüências irreparáveis por desobedecer a Deus (Narrativa I Samuel 15).
- Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar. (I Sm 15.22b).
II. Os versículos 3 e 4 demonstram-nos que Deus, exige de nós DISPOSIÇÃO para cumprirmos sua vontade.
1. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada... – v3.2. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe – v4.
III. Os versículos 5 e 6 demonstram-nos que Deus, exige de nós FÉ para cumprirmos sua vontade.1. Definição Bíblica de fé (Hb 11.1).2. ...e, havendo adorado, tornaremos a vós – v. 5.
- Abraão não mentiu aos seus moços – ele creu que voltaria com Isaque (Hb 11.18).
IV. Os versículos 7 e 10 demonstram-nos que Deus, exige de nós RENÚNCIA para cumprirmos sua vontade.
1. Deus não ensina aqui o sacrifício de humanos (Lv 20.1-5), mas o valor da renúncia.2. Renúncia aqui não implica algo indesejado.3. Este principio contradiz com o mundo materialista que vivemos hoje!4. Deus queria que Abraão demonstrasse que amava mais a Deus do que as promessas e seu filho Isaque.
- Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo (Lc 14.33).

CONCLUSÃO
Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém (Hebreus 13.20,21).