No
dia 06 de março deste ano as Assembleias de Deus no Brasil comemorou os 90 anos
de fundação do Círculo de Oração. Uma data que se aproxima ao tempo de fundação
da própria Igreja Assembleia de Deus que comemorou 100 anos no ano passado.
O
Círculo de Oração é uma bênção para as nossas igrejas. É quase impossível
pensar em uma congregação da Assembleia de Deus instalada em qualquer parte de
nosso país sem esse grupo de irmãs dedicadas a oração. É a coluna da igreja!
Certamente,
para muitas pessoas é emocionante lembrar o Deus realizou por intermédio das
orações dessas mulheres. Os testemunhos são incontáveis.
Igualmente
emocionante também, é a própria história de fundação desse ministério conhecido
como Círculo de Oração. A seguir vocês terão um breve relato contado no Blog do
pastor José Wellington Junior e que traz informações sobre a criação desse
grupo:
Hoje, 6 de março, o Círculo de Oração, uma das maiores marcas das Assembleias de Deus no Brasil, comemora 70 anos da fundação. Foi em 6 de março de 1942 que tudo começou, quando a irmã Albertina Bezerra Barreto, membro da Assembleia de Deus em Recife (PE), convidou algumas crentes para a ajudarem em oração na congregação do bairro da Casa Amarela, em favor de sua filha Zuleide (Ledinha), que se encontrava enferma.
A menina não andava, nem falava e os médicos diziam que ela iria viver apenas oito anos. Sete mulheres se prontificaram: Cecita Colaço, Malphara Bezerra, Maria do Carmo, Antonia Viegas, Ana de Souza, Otávia Pessoa e Maria
José. Durante a campanha de oração, houve uma profecia sobre a enfermidade de Zuleide: “Essa enfermidade não é para a morte, mas para glória do meu nome. Fui eu quem gerou essa criança para que, por meio dela, fosse aberto esse trabalho”.
Zuleide cresceu, andou e viveu 49 anos. O nome “Círculo de Oração”, segundo a fundadora Albertina Bezerra Barreto, foi inspirado num folheto que havia lido cujo texto explicava que a oração era como um círculo nos céus: “Quando estávamos orando, lembrei-me da mensagem e disse: – Vamos circular os céus
com as nossas orações”. [1]
Parabéns
para todas as nossas irmãs do círculo de oração!
Fonte:
36 Comentários
Antônio Batalha, a Paz do Senhor Jesus,
ResponderExcluirObrigado por suas palavras de consideração e apreço. Espero a cada dia contribuir com este blog para a edificação dos irmãos. Foi um prazer receber seu comentário. E, será um prazer ainda maior ser seguidor do seu blog, tendo em vista que o mesmo é um instrumento de bênçãos para a vida de muitas pessoas.
Prezado Gleison Pereira, gostei muito da sua Apologética e Dissertação em relação ao conteúdo da explanação do seu Blog.
ResponderExcluirQue o Senhor nosso Deus continue cumprindo as Suas promessas na sua vida!Por favor quando você estiver orando, ore pelo meu
ministério, por mim e pela minha família! Deixe o seu nome, que eu também estarei orando
por você e pelos seus.
Graça & Paz.
www.drcarlosandrade.com
Reciban muchisimas bendiciones desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
ResponderExcluirDesde El Salvador Centroamerica
pastor gostaria de saber se pode ficar levando pessoas que não são do circulo de oração, pra ir na frente da igreja pra louvar sempre?
ResponderExcluirVânia, Paz do Senhor.
ResponderExcluirVamos ver se entendi sua pergunta.
Primeiro, é importante você entender que existe o círculo de oração formado por uma diretoria, com liderança, secretaria, tesoureira, componentes etc, com a função de orar, visitar e celebrar cultos. Neste caso, é importante que participe somente pessoas da membresia que fazem parte do círculo de oração.
Segundo, existe também o conjunto do círculo de oração que, no meu entender, é como um coral na igreja. Sendo assim, não há problema que outras pessoas particípe para cantar, seja membro ou congregado.
Pastor sou dirigente de circulo de oração. E tanto levante que infelizmente acabamos nos deixando abater p tudo isso .tenho orado p que o Senhor me sustente.mas estar sendo luta.o que faço?
ResponderExcluirPastor sou dirigente de circulo de oração. E tanto levante que infelizmente acabamos nos deixando abater p tudo isso .tenho orado p que o Senhor me sustente.mas estar sendo luta.o que faço?
ResponderExcluirPrezada irmã Rosa, a Paz do Senhor Jesus!
ResponderExcluirPrimeiramente quero lhe parabenizar pelo trabalho desempenhado na obra do Senhor! Saiba que ser uma Dirigente do Círculo de Oração é um privilegio para poucas pessoas. Deus te confiou essa tarefa! Não foi o homem quem te chamou, mas foi Deus que te escolheu dentre tantas outras para que você exercesse essa linda função com humildade e fidelidade ao Senhor.
Outra coisa, assim como você outras mulheres e dirigentes pelo Brasil a fora também está sofrendo perseguições e levantes por causa da obra de Deus. Você não é a única minha irmã. Suporte tudo por amor a Cristo e você verá o trabalhar de Deus na sua vida. A Bíblia ensina claramente que Deus ama aqueles que são Seus filhos, e que todas as coisas "cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28). Como em todas as coisas, o propósito final de Deus para nós é crescer mais e mais à imagem de Seu Filho (Romanos 8:29). Este é o objetivo do cristão, e tudo na vida, incluindo as provações e tribulações, foi concebido para nos permitir alcançar esse objetivo. Ser separado para os propósitos de Deus e equipado para viver para a Sua glória faz parte do processo de santificação. A maneira em que tribulações alcançam este objetivo é explicado em 1 Pedro 1:6-7: "Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, ara que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo". A verdadeira fé do crente será confirmada pelas provações que sofremos para que possamos descansar na certeza de que essa fé é real e vai durar para sempre.
muito bom, mas me tire uma duvida que fiquei, afinal quantos anos tem o circulo de oracão, pois as datas a cima sitadas me confudiram, vou fazer um trabalho sobre circulo de oração e nao posso ter duvidas.
ResponderExcluirO Círculo de Oração foi instituído em Foi em 6 de março de 1942. Todo dia 06 de março é aniversário de fundação do círculo de oração nas Assembleias de Deus.
ResponderExcluirEm 06 de março de 2016 o círculo de oração fará 74 anos. Os "90 anos" no inicio do texto foi erro de digitação.
ResponderExcluirEstou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
ResponderExcluirAntónio Jesus Batalha.
Obrigado António!
ResponderExcluirQuerido irmão,sou dirigente do círculo de oração. Gostaria de sua ajuda. Posso dar oportunidades(levar uma palavra ou oração em algum favor) na igreja para irmãs que são amasiadas?? Aguardo sua resposta,obrigada. Fique na paz do Senhor!
ResponderExcluirIrmã Elzimaria, a Paz do Senhor Jesus.
ResponderExcluirA minha posição pessoal sobre o assunto é sim. Acredito que você pode franquear a oportunidade para uma pessoa amasiada falar do amor de Jesus ou até mesmo orar por outras pessoas. A única coisa que recomendo é você não colocar elas em algum cargo. Mas, franquear oportunidades pode sim. Além disso é importante também a igreja procurar saber porque determinada pessoal não está casada ainda, mesmo vivendo há um bom tempo com seu companheiro ou companheira. Pois, existem muitos casos onde os amasiados não se casaram por falta de recursos financeiros, por estarem impedidos legalmente, por que um dos conjugues ainda não é crente e não quer casar etc. A igreja deve buscar se informar para poder ajudar da melhor forma possível.
Tenho uma dúvida!?Tem idade para fazer parte do círculo de. Oração ? Qual é a diferença de culto das irmãs e círculo de oração? Pois achamos que o círculo de oração tem que ser para aquelas irmãs casadas é que é de oração é não para a juventude? Poderia me tirar essa dúvida Obrigado pastor
ResponderExcluirAna Paula, Paz do Senhor Jesus. Não há idade específica para se fazer parte do círculo de oração. Qualquer pessoa, homens, mulheres, solteiros ou crianças podem fazer parte do círculo de oração. Pois, como o próprio nome sugere o círculo de oração tem a função de agregar as mulheres e e outras pessoas para periodicamente estarem orando e intercedendo a Deus. Outra coisa, não se pode confundir círculo de oração com o conjunto do círculo de oração. Enquanto o círculo de oração tem a função de orar e interceder, o conjunto tem a função de apresentar canções de louvores ao Senhor Jesus. Claro que a formação tanto do círculo de oração quanto do conjunto vai depender da estrutura e da visão da igreja. Eu por exemplo conheço igrejas que possuem no círculo de oração e no conjunto homens e jovens que participam. Já existem outras que preferem separar. Mas com certeza não existe nenhuma regra específica.
ResponderExcluirOla uma duvida onde esta na biblia que mulheres amigadas nao podem participar do circulo de oraçao?
ExcluirPaz do Senhor Pastor,tenho uma dúvida podemos fazer um quebra gelo de da oração com as irmãs do círculo de oração?
ResponderExcluirA paz do senhor eu sou dirigente do circulo de oracao eu amo essa obra
ResponderExcluirA paz do senhor Pastor, confesso q meu coraçao saltou de alegria quando vi vc falando sobre circulo de oração, pastor sou de Belem do para, mas moro em Lorena SP. Pastor apos passar uma luta muito grande em minha vida, eu iria para igreja Terrorizafa de medo de temendo querendo ajuda pois com medo de não consegui resolver, eu iria par o culto e olhava para o púlpito e queria pedi ajuda, pois tinga uma causa q aos meus olhos era impossivel, um certo dia dia 10 de junho de 2015, meu pastor no fim do culto, ele tocou no meu ombro e me perguntou, irma Rita estar preparada? Eu não entendi e fui para casa, pois eu so pensava no poblema, ao chega em casa. Poucos minuto meu pastor chegou e falou comigo e o meu esposo, e me disse irmã orando a Deus o senhor ne mostrou vc para ser a segunda do circulo de oração, ai pastor fui ao meu quarto indignada, pois eu estava com um poblena mostruoso e o pastor me chama par trabalha no circulo de oraçao, mas lar minha surpresa logo Apos fiz uma viaje, q o poblema era no meu lugar, tudo se rezolvel de uma maneira Surpreendente, hoje continuo junto com uma irmã fazendo a obra, mas as lutas redobrarao, e a gora como faço par continua? Amo o circulo de oração, mas estou sem foca, minha filha separou e ñ quer vouta par a nossa terra. Com 3 crianças.
ResponderExcluirGostei muito dessa mensagem e me emocionei pois fala profundamente com quem ler.
ResponderExcluirPaz e Graça
ResponderExcluirSou dirigente do círculo de oração mas me sou muito nova pra dirigir esse trabalha . Tenho 28 anos tem senhoras que tem mas experiência na vida do Eu 😢
Paz do Senhor minha irmã! Saiba que tudo tem um começo. Quem tem experiência hoje é porque não tinha nenhuma quando começou. 28 anos é uma ótima idade para se começar. Experiência se adquiri com o tempo. O importante é estar sempre à disposição da obra de Deus e fazer tudo aquilo que o Senhor Jesus colocou na suas mãos com amor e dedicação.
ResponderExcluirOlá Pastor estou lendo aqui e gostei muito da postagem e dos comentários, me chamo Viviane, tenho 31 anos e o Senhor sempre tem me chamo para trabalhar com as irmãs desde meus vinte e seis anos mais ou menos, confesso que também as vezes me acho muito nova, mais foi Deus quem mechamou e Ele sabe de todas as coisas. Em 2012 passei uma luta terrível a irmã que era 2ª dirigente e a regente (as duas são irmãs biológicas ) se levantaram de uma tal maneira que na época não fui apoiada mesmo estando certa, e nisso me magoei muito e fiquei quase 3 anos com uma ferida no meu coração e confesso que mudei de Igreja para não morrer e deixar de frequentar os cultos pois foi muito difícil o que enfrentei. Voltei pra Igreja depois de quase 3 anos , mesmo estando certa pedi perdão para aquela irmã que tinha tanto me afrontado, pois a maior prejudicada eu sei que era eu por guardar rancor e poder perder minha salvação e depois disso fui liberta e me senti outra . Para minha surpresa final de 2016, fui escolhida pelos obreiros e meu pastor que na epoca nao me apoiou como 1ªDirigente das irmas, senti que Deus me exaltou treemendamente diante de tudo quue passei e que realmente Deus tem um grande propósito em minha vida, para trabalhar com mulheres. Confesso que nao é fácil e que tem pessoas se levantando, da mesma família que tve problemas da outra vez, mais é como o senhor disse pastor, teremos lutas, teremos aflições, e que na verdade minha luta não é contra elas, mais sim contra nosso adversário. Deus abençoe o pastor e a todas as amadas irmãs que Deus tem chamado pra essa obra!!!!!
ResponderExcluirOlá Pastor estou lendo aqui e gostei muito da postagem e dos comentários, me chamo Viviane, tenho 31 anos e o Senhor sempre tem me chamado para trabalhar com as irmãs desde meus vinte e seis anos mais ou menos, confesso que também as vezes me acho muito nova, mais foi Deus quem mechamou e Ele sabe de todas as coisas. Em 2012 passei uma luta terrível a irmã que era 2ª dirigente e a regente (as duas são irmãs biológicas ) se levantaram de uma tal maneira que na época não fui apoiada mesmo estando certa, e nisso me magoei muito e fiquei quase 3 anos com uma ferida no meu coração e confesso que mudei de Igreja para não morrer e deixar de frequentar os cultos pois foi muito difícil o que enfrentei. Voltei pra Igreja depois de quase 3 anos , mesmo estando certa pedi perdão para aquela irmã que tinha tanto me afrontado, pois a maior prejudicada eu sei que era eu por guardar rancor e poder perder minha salvação e depois disso fui liberta e me senti outra . Para minha surpresa final de 2016, fui escolhida pelos obreiros e meu pastor que na epoca nao me apoiou como 1ªDirigente das irmas, senti que Deus me exaltou treemendamente diante de tudo quue passei e que realmente Deus tem um grande propósito em minha vida, para trabalhar com mulheres. Confesso que nao é fácil e que tem pessoas se levantando, da mesma família que tve problemas da outra vez, mais é como o senhor disse pastor, teremos lutas, teremos aflições, e que na verdade minha luta não é contra elas, mais sim contra nosso adversário. Deus abençoe o pastor e a todas as amadas irmãs que Deus tem chamado pra essa obra!!!!!
ResponderExcluirViviane, Paz do Senhor! Lindo testemunho. Tenho certeza que sua experiência servirá para ajudar outras irmãos que acessam este blog. Continue nessa caminhada com fé e amor ao Senhor Jesus e sua obra.
ResponderExcluirBoa noite pastor a paz do senhor..
ResponderExcluirPastor poderia me explicar se existe diferença entre um culto de oração e o círculo de oração e pra ser mais exata as reuniões de um círculo de oração tem que serem exclusivas para interceder junto ao nosso senhor..Estou cheia de dúvidas pode me responder tbm se é fato q pra fazer de um círculo de oração tem que ser membros do corpo da igreja"ungidos" ou seja obreiros, diáconos etc..ou sendo apenas crente serva de Deus vivo posso fazer parte?Pode por favor me esclarecer estas dúvidas?
Gabriela Camila, Paz do Senhor!
ResponderExcluirInicialmente, o Círculo de Oração foi criado com o objetivo de ser um grupo de mulheres que se ajunta para interceder em oração. Agora, existe o Conjunto do Círculo de Oração que é essas mesmas mulheres com a finalidade para louvar o Senhor. Existe também o culto realizado pelas mulheres do círculo de oração em um determinado dia do mês ou semana. E, esse mesmo culto pode receber diversos nomes como culto de oração, culto das irmãs, etc. Eu entendo que qualquer pessoal, seja membro ou congregado pode participar do círculo de oração. Porém, vai depender de cada pastor e igreja, pois não existe uma regra para isso. Espero ter ajudado!
A paz do senhor pastor! Por favor me tire uma dúvida por favor? Tenho um dilema na vida. Acho que estou toda errada. Me reuno numa igreja,e o pastor disse que ele é o anjo da igreja e que era pra eu fazer parte do círculo. Mas na realidade eu não me sinto a vontade. Sinto Deus me cobrando,até pq não sou casada,não sou batizada. Não sou nada! Absolutamente nada! Isso me deixa muito sentida mesmo. E pra piorar a esposa do pastor, que é dirigente, não é nada humilde. E se alguma das irmãs diz que sairá do círculo ou da igreja,ela diz pra ir se entender com ele. Penso que não deveriam tratar as pessoas assim. A impressão que tenho é que tanto faz se ficar ou sair. Tô muito triste. Ele quer que eu faça parte se vivo amasiada, sem casar. Me responda amado, por favor. O que faço?
ResponderExcluirA paz do senhor pastor! Por favor me tire uma dúvida por favor? Tenho um dilema na vida. Acho que estou toda errada. Me reuno numa igreja,e o pastor disse que ele é o anjo da igreja e que era pra eu fazer parte do círculo. Mas na realidade eu não me sinto a vontade. Sinto Deus me cobrando,até pq não sou casada,não sou batizada. Não sou nada! Absolutamente nada! Isso me deixa muito sentida mesmo. E pra piorar a esposa do pastor, que é dirigente, não é nada humilde. E se alguma das irmãs diz que sairá do círculo ou da igreja,ela diz pra ir se entender com ele. Penso que não deveriam tratar as pessoas assim. A impressão que tenho é que tanto faz se ficar ou sair. Tô muito triste. Ele quer que eu faça parte se vivo amasiada, sem casar. Me responda amado, por favor. O que faço?
ResponderExcluirsou dirigente do Circulo de Oração da minha igreja há pouco tempo, e a dúvida que tenho é que se a liturgia desse trabalho continua a mesma tendo relatório e chamada em cada encontro pois a nossa congregação é nova e me acho desenformada do assunto.
ResponderExcluirA paz pastor gostaria de saber se alguem amasiado pode participar do conjunto do círculo de oração??
ResponderExcluirMe perdoa a correção do meu celular com algumas palavras mais o Pastor vai entender.
ResponderExcluirSem problema minha irmã. Já respondi sua pergunta anterior.
ExcluirPaz do Senhor Jesus, minha irmã. Espero que esteja tudo bem com você e que a graça de nosso Salvador Jesus Cristo continue te sustentando todos os dias. Eu li sua história e realmente é muito triste. Como você muitas outras pessoas dentro da casa de Deus vem sofrendo por calúnias e difamações sem nenhum fundamento. Mas, o mais preocupante são que essas calúnias e mentiras podem destruir até mesmo um casamento ou toda uma família. É muito triste que pessoas emprestem suas bocas ao diabo para tentarem contra um irmão. Bom, a minha recomendação para você é que faça como está escrito no Evangelho de Mateus 18:15-17, ou seja, procure pessoalmente essa irmã para conversar com ela e tentar resolver todo o assunto. Caso, ela não aceite resolver e sepultar todo mal entendindo aconselho que procure ao seu pastor juntamente com a esposa dele para poder conversar e expor toda a situação. E, mesmo depois de tudo isso, caso ela não escute o seu pastor, você não se preocupa porque sua parte já foi feita. Depois de tudo isso viva sua vida tranquila, não dê ouvido as conversas, evite aqueles crentes fofoqueiros e mentirosos, dedique em oração e cuidado por seus esposo que não é crente e seja feliz.
ResponderExcluirCaro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!