Curiosidade assembleiana: a cruz e outros símbolos cristãos.


Muitas pessoas não sabem, mas até o ano de 1937 as Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus ilustravam a fachadas de seus templos com a cruz. Porém, neste mesmo ano, em uma Convenção Geral realizada na cidade de São Paulo, foi decidido e aprovado pelos pastores presentes naquela reunião que as Assembléias de Deus não mais usariam o referido símbolo em suas fachadas.

Essa decisão foi motivada como uma prevenção para que os crentes mais fracos e ainda influenciados pelo catolicismo romano não incorresse no pecado de idolatria, fazendo da cruz um objeto de adoração.

Ainda, segundo Augusto Ribeiro, do Blog Missão da Fé Apostólica, o problema foi na época, levantado pelo missionário Gustav Bergstöm que lançou ao ar a seguinte pergunta: "É lícito que as Assembleias de Deus coloquem a cruz nas fachadas de seus templos?"

O resultado gerado por está pergunta surtiu efeito até nos dias de hoje, quando percebemos o total abandono de um dos principais símbolos do cristianismo por parte das Assembleias de Deus: a cruz vazia.

Além da cruz, outros símbolos históricos do cristianismo são: a pomba, as letras gregas Alfa e Ômega e o peixe, os quais foram desenhados principalmente nas Catacumbas, que eram locais onde a igreja de Cristo se reunia para cultuar o Senhor longe da perseguição. Todos estes e outros símbolos serviam como sinais ou  representação gráfica de algum tema ensinado por Cristo e entendido somente pelos cristãos da época.

Entende-se então, que os símbolos cristãos, especialmente a cruz vazia, tinham única e exclusivamente um papel didático, ensinando aos cristãos grandes verdades espirituais. A cruz vazia, por exemplo, é um poderoso sinal de que o nosso Cristo alcançou a vitória sobre a morte e não está pendurado mais nela. Da mesma forma são os demais símbolos do cristianismo, todos eles comunicam algum ensino.

Desta forma, não vejo nenhum pecado em se ter a ilustração de uma cruz vazia ou qualquer outro símbolo cristão nos adereços ou objetos pessoais de algum crente nos dias de hoje. Pois, entendo ainda, que o problema maior das pessoas não está no uso desses adornos e ilustrações que possuem apenas valor simbólico. O problema todo está na natureza humana e na forma como usamos tais objetos. Sendo assim, até mesmo a comida pode torna-se uma forma de tropeço para muitos crentes que não se controlam: o pecado da gula é um exemplo.

Um abraço e fiquem com Deus.

Fonte:


Postar um comentário

10 Comentários

  1. Glórias à Deus por essa explicação!!! Eu que era membro da Assembléia de Deus em Catanduva(hoje estou em outra denominação) não sabia que até nos anos 30 usavam a cruz vazia nas fachadas. Eu sendo crente uso a cruz vazia como símbolo da vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Sua ressurreição. Não a uso como se fosse um amuleto, isso não. Confio unicamente no SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. bom eu respeito todos os comentarios sobre a cruz......mas ñ concordo com menhum comentarios ....e vor dizer porq ??gleison elias pereira......digamos q vc tenha um unico filho.....e vc descobriçe q esse seu filho foi secuestrado..e pegaram esse seu filho ...e o matase....e depois do msm modo de jesus....ele foçe...pinturado..na cruz como jesus foi.........iai oq vc faria....vc olharia para aquela cruz e mato esse seu filho .....vc adoraria a cruz q teu filho morreu....ou seja vc iria pegar essa cruz como lembrança ...e deixava na sua casa....???bom eu acho q vc iria odiar aquela cruz q matou o seu filho.....e porq q vc acha deus iria adorar a cruz....porq foi éla q matou o seu filho....então por mim eu nunca vou ter uma cruz como prova de nada ...porq o meu jesus matou morreu nela....vc vai adorar uma coisa q matou o seu filho.....??? vc eu ñ sei mas eu ñ vou.....!!!um abraço a todos.....podem deixar seus comentario no meu e.mail.....PEREIRA.45@HOTMAIL.COM mas sem ofender né !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Paz e graça, verdade verdadeira meu irmão. Não sei como a pessoa que se diz Cristã, salva por Cristo ainda carrega o véu sobre os olhos, querendo se voltar para o paganismo. parece até que não são iluminados pelos Espírito Santo. Todo Cristão sabe que a cruz é símbolo de maldição, e não de salvação, isso é lamentável! Presta atenção cristão, para não ser engando pelas artinhas do nosso maior inimigo "o diabo" ele é astucioso e sempre coloca empecilho na jornada do crente, principalmente dos que não meditam la palavra: A cruz não é símbolo de vitória, mas, de derrota, Quando Jesus morreu o inferno se alegrou, pensando que tudo estava acabado, o diabo que engana todo mundo, "como esta escrito", pensando ter vencido meu Jesus fez festa quando o viu sendo tirado daquela maldita cruz. Agora você pensa consigo mesmo, onde está a vitória do nosso Yeshua, para que eu posso me gloriar, e ter NELE a certeza da minha salvação? Na sua morte na cruz, ou na sua ressurreição? Pois se Ele não tivesse ressuscitado nós seríamos os mais miserável de todos os homens, como disse o apostolo Paulo, se Cristo morreu e não ressuscitou é vã a nosso fé e somos falsas testemunhas só é ler 1Corintios cap.15. Paulo nunca deu ênfase a cruz quanto a nossa salvação, e sim a ressurreição. Sendo assim os cristão deveria fazer um túmulo em miniatura para colocar em suas casas ou andar com ele por ai, pelos menos o túmulo é lugar de descanso e não de sofrimento como a cruz. Cruz símbolo de maldição, agora eu vou andar com um símbolo de maldição pendurando ao pescoço ou mesmo tê-lo em minha casa, Deus me livre de tal coisa. E porque também não fazer um símbolo do tabernáculo para andar com ele, já que era um símbolo de Cristo, não, ninguém faz isso. Esses cristão deve aprender muito com a bíblia e com os apóstolos. Cristo andou com algumas bugigangas levando-a como símbolos das coisas do Velho Testamento? não, se somos imitadores de Cristo devemos fazer o mesmo, pois Ele deu o exemplo. Ao lado do Mestre morreram dois malfeitores porque estavam pecando o preço dos seus pecados, e a cruz foi a recompensas deles pelos seus maus feitos, Cristo morreu pelos nossos pecados, mas, teve que ressuscitar, para ser o nosso salvador. se Ele ainda estivesse no túmulo, seria igual aos dois malfeitores, mas graça a sua ressurreição foi feito nosso Sacerdote Eterno. a Ele toda glória, honra e louvor. Idolatria não só se compraz em adorar imagem de esculturas, é tudo quilo onde está o nosso coração. Cuidado irmãos, pois o idolatra não herdará o reino de Deus.

      Excluir
  3. Amado irmão Wilson Pereira, partindo do pré suposto que Cristo tenha sido sequestrado e assassinado sua primícia seria verdadeira, porém, Jesus foi sacrificado pelo próprio Deus para salvação dos homens e sua Cruz se torna simbolo dessa salvação, pois foi o altar onde o Filho de Deus foi sacrificado!

    ResponderExcluir
  4. Olá . Achei interessante mas muito raso o ensino, a imagem da cruz surgiu 300 anos antes de Cristo em imagens relacionadas ao Deus baco ( Dionísio) a igreja católica romano só fantadiou a mesma com a figura de Jesus romano.
    A respeito das letras gregas tmb está equivocado pois o que está escrito e a respeito do alef e taf que são letras hebraicas utilizadas para nós mostrar o real poder de Deus
    Outro sinbsím que utilizam no cristianismo é o do peixe que na verdade se trata de um símbolo farisaico que foi tirado de uma fala do patriarca Jacó .
    A igreja evangélica assim como a católica eata repleta de paganismo . Façamos o que nos orientou Jeremias
    Voltemos as práticas antigas ao que é puro aos olhos do eterno . 1 João diz
    Aquele que diz que me ama mas não guarda meus mandamentos é mentiroso e a verdade não esta nele. Procure guarda os mandamentos do eterno e vc será achado justo

    ResponderExcluir
  5. Gauchinho Thon, acredito que sua fala carece que fontes confiáveis que possa sustentar o que você disse.

    ResponderExcluir

Caro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!