Lamentavelmente, o blog Internautas Cristãos, se propôs nesta semana a escrever, sem conhecimento de causa, uma série insana de artigos condenando e rotulando o Movimento Pentecostal de herético. Um verdadeiro desserviço para a Obra de Deus! Tentei por duas vezes, sem lograr êxito, argumentar através de comentários para o editor do referido blog que seu pensamento estava equivocado, pois o clássico movimento pentecostal é fiel às Escrituras Sagradas (não digo o mesmo do neopentecostalismo) e uma benção para a igreja. Outros também o aconselharam a não prosseguir com esses artigos, mas percebi que o mesmo não estava aberto a entender a verdade de que o Movimento Pentecostal é uma obra de Deus.

Por isso, para conhecimento dos meus nobres leitores sobre o que comentei na primeira e infeliz postagem dessa série, do blog Internautas Cristãos, transcrevo aqui em forma de parágrafos os referidos comentários que eu havia escrito originalmente ali, os quais foram adaptados para esta postagem e seguem nas próximas linhas.

Eu comentei o seguinte.

O movimento pentecostal possui mais de 100 anos de existência. É inegável os benefícios, tanto espiritual quanto social, que este movimento trouxe para a comunidade evangélica mundial. Com seu expressivo crescimento em todo o mundo foi inevitável o surgimento de inúmeros problemas. Todavia, problemas e exageros existem em todo segmento protestante-evangélico. Por isso, querer colocar todos os pentecostais em um saco só e rotulá-los de herege é no mínimo imaturo.

O pentecostalismo não consiste na institucionalização de uma nova igreja, nem é um movimento separado da igreja de Cristo. O movimento pentecostal é um movimento de Avivamento iniciado há mais de 100 anos atrás!

Assim como aprendemos com a história dos avivamentos experimentados pela igreja no passado, o movimento pentecostal iniciado nos Estados Unidos não foi um programa calculado e agendado pela igreja nem mesmo uma ação direta das comunidades evangélicas daquele país, mas foi obra soberana do Espírito de Deus sobre seu povo, em uma época antecedida por um declínio espiritual na igreja, bem como pelo crescimento de um “cristianismo” formal e frio, onde o ministério era profissão e praticamente não existia evangelização de impacto mundial. Sendo assim, o movimento pentecostal trouxe vitalidade à igreja.

Quanto ao antiintelectualismo de alguns pentecostais, tenho que concordar que essa atitude assombrou em muito o meio evangélico. A causa disso tem sido a ênfase exagerada no aspecto emocional do cristianismo por pregadores avivalistas desde o século 19. De qualquer forma, seria outro exagero dizer que o antiintelectualismo está impregnado em todo o movimento pentecostal, pois na verdade não está. A realidade é outra agora! Nas inúmeras igrejas pentecostais espalhadas pelo nosso país cresce no meio do povo a consciência da necessidade de se estudar mais e com qualidade. Somente as Assembleias de Deus possuem vários institutos, seminários e faculdades teológicas. A CPAD, a maior editora evangélica pentecostal da América Latina tem surpreendido a cada dia com excelentes obras e muito mais.

Eu não estou iludido, sei que há muito problemas, há muito para aprendermos e para resolvermos, mas isso se deve em boa parte ao crescimento explosivo do movimento.