Em toda a história da raça humana sempre existiu violência sobre a face da terra. Infelizmente sempre houve homicídios, latrocínios, guerras, furtos e todo tipo de crimes contra pessoas. É uma decadência moral impregnada na natureza caída do homem. Porém, apesar da maldade do ser humano ser tão antiga quanto o próprio homem, nunca foi e nunca será uma normalidade dos dias hodiernos, pois todo ato desumano traz terror e desespero.
Todavia, quero ressaltar, o que já é percebido, que a violência apesar de sempre ter existido, nada tem sido tão alarmante como nos dias de hoje. Pois ela está, de forma assustadora, crescendo e se intensificando cada vez mais nos dias atuais. Cada ano que passa registra-se um aumento na criminalidade, e ainda, sendo sempre praticado com mais ousadia e impiedade. E isso em qualquer parte do mundo, mesmo países desenvolvidos.
Não há respeito por nada e por ninguém: mulheres, velhos, crianças etc. Até mesmo inocentes indefesos, ainda no ventre, são implacavelmente privados do direito de viver. E o mais estarrecedor, é que segundo estatísticas, a maioria desses criminosos são jovens, na faixa etária de 15 a 24 nos.
Assim, diante da calamidade que vivemos, alguém pode dizer que tudo o que a sociedade padece hoje, é resultado da longa ausência de uma política séria que erradique a desigualdade social em todos os níveis, quando na verdade o problema maior não está só nesse ponto. Claro que, mais emprego, educação, saúde, resolveria muita coisa, mas só em parte. Porque vejo que a verdadeira causa, de todos os males em que o mundo está mergulhado, diz respeito à falta de um princípio que norteia para o bem, toda conduta do homem: a moral.
Não adianta muita coisa, pessoas terem um bom emprego, saúde, uma boa educação, se não tiverem um mínimo de moralidade. Pois moral é tudo: é respeito, bons costumes, honestidade, justiça, decência, honra, dignidade e deveres. E sem isso, o mundo mergulhará em uma devassidão autodestrutiva.
A escassez cada vez mais de princípios morais tem resultado em diversos males, inclusive a onda de violência. A imoralidade hoje é louvada por muitas pessoas. Vivemos dias em que nossas crianças são sumariamente intoxicadas com pornografias em todos os meios de comunicação. O adultério, separações e divórcios são incentivados em telenovelas. A prostituição tornou-se profissão. A lascívia, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, Invejas, bebedices, glutonarias, tudo isso e muito mais, é terrivelmente estimulado no meio em que vivemos. E, para piorar a situação, constantemente a grande mídia quer, através de fatos isolados, ridicularizar a Igreja, que é a principal defensora e propagadora da moral e dos bons costumes. O que é isto senão uma conspiração contra tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro e amável. E isso gera violência! Porque quem não respeita a si mesmo, muito menos a pessoas alheia.
Diante de tudo isso, penso que a única solução é voltarmos ao caminho cristão. Pois não matar, não adulterar, não furtar, não dizer falso testemunho, não cobiçar coisas alheias... são preceitos morais e Bíblicos, sem os quais o homem não vive. Nunca ficou tão evidente, como nos dias de hoje, que uma sociedade materialista e consumista que tenta excluir Deus de suas vidas, está a mercê da depravação. Por isso já dizia sabiamente o escritor sacro: Feliz é a nação cujo Deus é o SENHOR (Salmos 33 : 12). Que Deus tenha misericórdia de nós!
Pb. Gleison Elias Pereira.