Neste domingo, dia 31 de outubro de 2021, comemora-se em todo ocidente os 504 anos da Reforma Protestante. Movimento que foi um divisor de águas por toda a Europa e  mundo ocidental. A Reforma Protestante pode ser considerada juntamente com outros acontecimentos como um dos mais importantes da história. Pois, seus benefícios ultrapassam o viés religioso. Pode-se dizer que toda camada da sociedade foi beneficiada por este acontecimento histórico. E, não poderia ser diferente, porquanto sua ocorrência e efeitos trouxeram além da liberdade religiosa diversos outros benefícios aos povos sentidas até os dias de hoje. Aliás, a própria Reforma Protestante produziu no meu entender um impacto igualmente positivo sobre a política, a economia e também na cultura.

Na política, a Reforma Protestante proporcionou aos governantes de muitos países mais autonomia em suas decisões sem a interferência papal. Esse movimento foi também a centelha para o surgimento da laicidade em inúmeras nações, bem como o aparecimento da sonhada liberdade e tolerância religiosa.

Na economia, a Reforma Protestante contribuiu consideravelmente para que o feudalismo desaparecesse aos poucos dando lugar ao capitalismo e permitindo assim que outras pessoas, alem dos senhores feudais, pudessem adquirir e produzir bens e serviços.

Na cultura, a contribuição da Reforma Protestante também foi de suma importância. Talvez seja suficiente destacar aqui a tradução que o monge Martinho Lutero fez da Bíblia em latim para o alemão. Pois, é sabido que até então era proibido a leitura popular da bíblia por toda Europa. E Lutero fez com que a leitura da Palavra de Deus fosse colocada ao alcance de todos.

Já na religião cristã, considero a contribuição da Reforma a mais importante de todas, pois foi ela que trouxe vida para toda cristandade.  E, antes, onde predominava as trevas do obscurantismo e o comércio religioso por meio das indulgências, as mesmas foram dissipadas pela LUZ radiante do verdadeiro Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus, levando homens e mulheres ao encontro de um Deus verdadeiro e pessoal.

Em qualquer lugar deste nosso país, a comemoração desta data por parte de qualquer igreja evangélica é legitima, seja ela uma denominação histórica, tradicional ou pentecostal. A Reforma Protestante é uma conquista do Povo de Deus. Um presente de Deus para sua igreja!

Hoje também é um dia especial para os evangélicos do município de Jaguaré/ES, ocasião em que será comemorado o Dia do Evangélico JaguarensePor isso, deixo aqui meus parabéns e reconhecimento a todas as pessoas que tem contribuído para a promoção do Evangelho de Cristo neste município.

Parabéns aos pastores, lideranças políticas e evangélicas desta cidade por terem sido instrumentos de bênçãos para o reconhecimento da comunidade evangélica jaguarense.

Que em tudo isso, Deus seja louvado!