Em sua infinita misericórdia, Deus levantou no período que vai do pentecostes à reforma homens piedosos e dedicados ao serviço do corpo de Cristo na terra – a Igreja. Muitas delas foram pessoas que dedicaram integralmente seu tempo na Obra de Deus. E independente se eram clérigos ou leigos, foram capazes de influenciar gerações, deixando um legado espiritual para os nossos dias.

Muitos foram os homens e mulheres consagrados a Deus que se levantaram desde o pentecostes até o inicio da reforma protestante. Recentemente estudei a biografia de alguns e, sinceramente, dependeríamos de muito tempo e espaço se fossemos citar todos esses heróis da fé aqui. Mas, para cumprir o propósito desejado deste texto citaremos de forma bem resumida alguns deles.

Começaremos com Clemente de Roma ( ? - 97), que foi um humilde e dedicado pastor, que na sua época escreveu uma memorável carta à igreja de Corintíos, condenando o orgulho e exortando os irmãos dessa igreja a viverem em santidade e amor.

Inácio (67 – 110), também um grande líder, que enfrentou com coragem sua iminente morte como márti, e incentivou os crentes à unidade Cristã, contribuindo para organização e padronização hierárquica do ministério na igreja.

Outro grande líder que deixou uma grande parcela de contribuição para a igreja foi Policarpo (70 – 155), um discípulo do apóstolo João, que possuía uma profunda devoção pessoal a Cristo. Ele também escreveu uma carta à igreja de Filipos, onde fez mais de sessenta referências ao Novo Testamento, animando àqueles crentes a viverem fieis e praticarem boas obras.

Também Irineu (130 – 200), que além de bispo era polemista, ganhando vários habitantes de Lion (França) para Cristo, investiu em missões na Europa pagã, combateu heresias e escreveu cinco monumentais livros chamados Contra as heresias.

Eusébio (265 – 339), que foi o primeiro historiador da igreja e um grande escritor, contribuiu significativamente para as áreas de administração e teologia.

Teodoro de Mopsuéstia (350 – 428), literato e exegeta, contribuiu para a elaboração de um método de interpretação das Escrituras chamado “gramático-historico”.

E, Agostinho de Hipona (354 – 430), que se destaca pela enorme contribuição dada a teologia, bem como foi grande defensor da idéia de uma igreja universal, combatendo em sua época, energicamente, um movimento herético conhecido como Donatismo.

Muitos desses homens ora citados viveram momentos de turbulência e adversidades, foram martirizados por causa da fé em Cristo, mas independente das circunstancia que viviam, procuraram servir a igreja com dedicação, colocando todos os seus talentos a disposição da obra de Deus e deixando para a igreja de hoje um exemplo de devoção e amor.

Assim, em tempos de pós-modernidade, depravação moral, apostasia e sincretismo religioso, Deus ainda conta com homens e mulheres que querem se dispor a fazer Sua obra com total desprendimento das coisas mundanas. O Senhor Jesus tem levantando uma nova safra de líderes e pensadores cristãos fiéis que não barganharam sua fé na espúria teologia da prosperidade. Portanto, seja você também um instrumento de benção para a nossa sociedade e dedique-se incondicionalmente na Palavra, na oração e no serviço ao Reino de Deus.

Pb. Gleison Elias Pereira