Todos sabem que a musica tem o poder de influenciar a cultura, o comportamento, a ideologia e os sentimentos das pessoas. Se positiva ou negativamente, vai depender do que se está escutando.
Não é novidade para ninguém de que boa parte da musica secular promovem licenciosidade e movimentos de gestos lascivos. Isso sem falar da apologia ao uso de drogas e ao consumo de bebidas alcoólicas.
Isso seria o suficiente para se dizer que não convém um crente ouvir, apreciar ou cantar esses tipos de canções. Já disse em outro comentário e repito aqui: as nossas mentes devem estar ocupadas com coisas saudáveis, espirituais e que glorifiquem ao Senhor: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai, Filipenses 4.8".
Verifica-se na Epistola do Apostolo Paulo à igreja de Colossos, que Paulo ao citar a palavra “cânticos”, ele não a escreve isoladamente, mas acrescenta o adjetivo “espirituais”, porque a palavra cântico em si é genérica e pode se referir aos mais diversos e mundanos cânticos que se ouvem nos dias de hoje. O Texto Sagrado diz: "...salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração, colossenses 3.16”. Assim, fica mais do que entendido que o crente deve cantar e escutar somente musicas espirituais que promovem adoração ao Senhor nosso Deus.
Paulo diz ainda que tudo aquilo que ouvimos e meditamos deve levar nossas mentes a pensar “nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra, Colossenses 3.2”.
É importante dizer também, que não estou entrando em questões sobre mensagens subliminares e ocultas que alguns dizem ter em certas cações. O entendimento defendido aqui, é que independente do estilo, ritmo ou melodia, se a canção não for para louvar a Deus ou elevar o coração do crente a uma adoração genuína, não é bom que se ouça.
Não abra tua boca santa para cantar ou interpretar cantores mundanos, nem perca o teu precioso tempo apreciando musicas seculares que não trazem beneficio nenhum para sua vida espiritual, se bem que existem por aí muitas musicas rotuladas de gospel que também não recomendo que se ouça, mas esse assunto já é para uma outra postagem. Por enquanto, vamos nos conscientizar como o salmista, e dizer: "Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca, Salmos 34.1”.
Pb. Gleison Elias Pereira