"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros (Filipenses 2.3,4)".
Inspirado pelo Espírito Santo, o apóstolo Paulo expressa a necessidade dos membros e líderes da igreja de Cristo (estes últimos principalmente por terem o dever de serem os exemplos do rebanho, I Timóteo 4.12; Tito 2.7) de viverem unidos em toda maneira de viver. Paulo conclama que todo povo de Deus, que milita na causa do Mestre, tenha um mesmo amor, um mesmo ânimo e também um mesmo sentimento (Fp 3.2). E, isso só é possível quando fazemos a obra de Deus com um só propósito: engrandecer o santo nome de Jesus e o Reino de Deus na terra. Qualquer outro propósito além deste é puro egoísmo e vaidade pessoal!
Assim, aqueles que de alguma forma fazem a obra do Senhor ou exercem alguma atividade na igreja, não devem de forma alguma, fazerem nada por contendas ou por vanglórias. A contenda nada mais é do que rivalidade, advinda de disputas, ciúmes e interesses pessoais. Já a vanglória é fruto de pessoas presunçosas, jactanciosas e vaidosas. Tudo isso, meus queridos irmãos, gera no meio do povo de Deus, mágoas profundas, ressentimentos, paralisação e divisão da obra Deus.
Por fim, nos versículos acima, somos exortados a considerarem as outras pessoas superiores a nós mesmas. Apesar de na prática ser uma atitude difícil para aqueles que buscam primazia e destaque do seu próprio nome no meio dos irmãos, todavia não é para os que desejam evidenciar unicamente o nome de Jesus em suas vidas e que podem expressar como João o Batista: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua." (João 3.30)
Pb. Gleison Elias Pereira