É preocupante o que tem acontecido nos dias atuais. Em total desobediência à Palavra de Deus, vários pregadores, cantores e outros se valem da cobrança de valores exorbitantes para cantarem ou ministrarem a Palavra do Senhor. Tais pessoas têm comercializado o Evangelho e feito dos seus ministérios um meio de ganhar a vida.
Muitos desses “Artistas” da fé querem ser tratados como verdadeiros astros ou estrelas. Para cantarem ou pregarem exigem uma série de coisas como: um cachê altíssimo, hotel cinco estrelas, venda de seus produtos, exclusividade no dia do evento, tratamento vip, seguranças etc. E alguns desses só vêm na sua igreja ou festividade se tiver alguns milhares de pessoas para assisti-los, menos que isso eles nem pisam na sua cidade.
Existem casos de pregadores que, mesmo agendados e divulgados para pregarem em uma festividade de certa igreja, simplesmente não compareceram porque haviam recebidos uma outra proposta para a mesma data que lhes trariam mais lucro e ibope. Isso é uma vergonha! Tais homens não são dignos de anunciarem as Boas Novas.
Contudo, o que mais me preocupa é que, se esses falsos pregadores ainda estão pregando, é porque ainda existem igrejas que lhes dão púlpito. Somos nós mesmos os culpados de alimentar a cobiça desses avarentos! E isso, fazemos quando lhes damos oportunidades. Ainda, há o agravo da falta de discernimento espiritual em muitos crentes, necessário para poderem detectar e combaterem esse mal que assola a igreja do Senhor. E discernimento só se encontra através do estudo sério e constante da Palavra de Deus.
Jesus nos ordena: ...de graça recebestes de graça daí (Mt 10.8). Este deve ser o ideal daqueles que trabalham na seara do Mestre, cujos corações são inflamados pelo desejo de verem o Reino de Deus se expandir na terra, de almas sendo salvas e libertas pelo Evangelho.
É importante dizer aqui, que não estou contradizendo aqueles que vivem integralmente na obra e dão frutos para Deus. Esses realmente são dignos dos seus salários. Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário (I Timóteo 5.18).
Minha preocupação é com aqueles que buscam riquezas terrenais mediante o Evangelho. Pois, essas são pessoas preocupadas com si mesmas e não com a causa do Mestre, explorando a fé dos outros para se promoverem. Esses, estão preocupados em encher seus envelopes de dinheiro, de vender seus matérias após o culto, de adquirem patrocinadores para seus ministérios etc.
Essas pessoas não irão longe, pois sobre os mesmos o apostolo Pedro nos deu a seguinte revelação: E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; SOBRE OS QUAIS JÁ DE LARGO TEMPO NÃO SERÁ TARDIA A SENTENÇA, E A SUA PERDIÇÃO NÃO DORMITA, 2 Pedro 2.3 (Ênfase minha).
Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara (Mateus 9.37,38).
Pb. Gleison Elias Pereira