Caros amigos, é com muita alegria que, depois de algum tempo, volto a postar biografias dos pioneiros das Assembléias de Deus no Brasil. Assim, conheçam o pastor e missionário Lawrence Olson, um grande homem de Deus que contribuiu muito para a divulgação da Palavra de Deus em solo brasileiro.
NELS LAWRENCE OLSON
Natural dos Estados Unidos da América, recebeu a graduação na Escola Superior, estudando no Central Bible College, em Springfield, Missouri. Pastoreou a igreja de Applenton e fundou uma outra em Portage.
Sentindo a chamada de Deus para o Brasil, aqui aportou em 7 de setembro de 1938, acompanhado de sua esposa Alice Olson e dois filhos, Lourenço Jr. E Carolyn. Passou um ano em Belo Horizonte, estudando o idioma português.
Nasceu em lar cristão. Quando os pentecostais abriram um trabalho em Kenoscha, Wisconsin, a família Olson foi a primeira a aceitar o pentecoste. Foi num domingo à tarde que, com apenas 11 anos de idade, resolveu aceitar a Jesus como Salvador. Dois anos depois foi batizado no Lago de Michigan. Aos 16 anos, recebeu o batismo com o Espírito Santo, depois de um culto de oração, numa ocasião em que uma onda de avivamento estava passando pela igreja.
Lawrence Olson, após seu período de adaptação e estudo da língua portuguesa, em Belo Horizonte, mudou-se para Lavras, onde já se encontrava Hilário José Ferreira. Durante muitos anos ele cooperou na evangelização dessa cidade, abrindo trabalhos em São João Del Rei, Ribeirão Vermelho, Perdões, Cana Verde, Américos, Nepomuceno, Andrelândia, Campo Belo, Boa Esperança e em outros lugares. Para atingir essas regiões, viajava de trem, carro, bicicleta ou a pé. Durante o ano de 1947 trabalhou em Araraquara. Dali foi para o Rio de Janeiro, atendendo o convite para ajudar na organização da CPAD, onde permaneceu durante um ano, montando as máquinas impressoras vindas dos Estados Unidos. Em 1949, voltou a Lavras, onde desempenhou eficiente trabalho evangelístico e iniciou a Escola Bíblica, que tão bons resultados têm trazido.
Em 1947, fundou seu primeiro programa radiofônico na Rádio Cultura de Lavras. Em 1955, essa atividade evoluiu bastante: no primeiro domingo de janeiro foi lançado o seu programa “Voz das Assembléias de Deus”, na Rádio Tamoio. Muitas almas têm sido salvas através da mensagem poderosa disseminada por esse programa, que passou pelas Rádios, Tamoio, Mayrink Veiga e Tupi, além das Rádios: Relógio, Copacabana, Boas Novas e Universo de Curitiba. Em 1961, fundou o Instituto Bíblico Pentecostal, no Rio de Janeiro.
O missionário Lawrence Olson foi um homem de elevada cultura, grande intérprete das Escrituras e escritor, tendo publicado vários livros de profundidade teológica, como “O Plano Divino Através dos Séculos”, “A Bomba Atômica Precursora do Armagedom”, Mil Anos de Paz”, “Enoque – Arauto da Vinda de Cristo”, “O Mapa das Dispensações”, “O Servo de Jeová”, “O Batismo nas Águas”, Profecias da Bíblia”, “O Alinhamento dos Planetas”. Traduziu os livros: “Consultando a Bíblia”, “Através da Bíblia, Livro por Livro” e “Conhecendo as Doutrinas da Bíblia”. Também foi colaborador do jornal “Mensageiro da Paz” e da revista “A Seara”.O pastor Lawrence Olson já descansa no Senhor.

Informações Extraídas:
História das Assembléias de Deus no Brasil, CPAD, 2ª edição, 1982.
Fotos: História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil – CPAD – 1º edição – 2004.